Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 3 de julho de 2010

Taquicardia ventricular

Definição:

Batimento cardíaco rápido iniciado dentro dos ventrículos, caracterizado por 3 ou mais batimentos ventriculares prematuros consecutivos.


Causas, incidências e fatores de risco:

A taquicardia ventricular é uma arritmia potencialmente fatal, que pode tornar o coração incapaz de bombear a quantidade ideal de sangue por todo o organismo. A freqüência cardíaca pode estar entre 160 a 240 (o normal é de 60 a 100 batimentos por minuto) e é regular.

A taquicardia ventricular pode ocorrer de forma espontânea. Pode também se desenvolver como decorrência de uma complicação causada por um ataque cardíaco (raro em crianças), uma cardiomiopatia, um prolapso da válvula mitral, uma miocardite e após uma cirurgia cardíaca. Pode ser resultante de um tecido de cicatrização formado após um ataque anterior ou um efeito indesejável de medicamentos que combatem a arritmia. Pode ser provocado por um desequilíbrio da química sangüínea (como um baixo nível de potássio), alterações de pH (equilíbrio ácido-básico) ou oxigenação deficitária. A reentrada (reestimulação das vias condutivas elétricas a partir de um único estímulo inicial) pode ser um mecanismo observado na taquicardia ventricular.

A taquicardia ventricular está classificada como não-sustentada (muitas vezes definida como tendo duração inferior a 30 segundos) ou sustentada. A torsade de pointes é uma forma de taquicardia ventricular com variação característica na condução do estímulo ventricular.

A taquicardia ventricular ocorre em aproximadamente 2 entre cada 10.000 pessoas.


Figuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário