Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 3 de julho de 2010

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 5 de junho de 2010

Apnéia


Existem aparelhos específicos para o tratamento do ronco e apneia.

É quando ocorre uma parada repetida e temporária da respiração durante o sono, tal distúrbio normalmente é associado a roncos. Pode ocorrer com a freqüência de uma por minuto e só termina quando o cérebro percebe a queda na oxigenação e força, funciona quase como um despertador rápido, para que a pessoa volte a respirar.

Pode ser causada por obstrução nasal ou obesidade. Cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem deste mal.

Alguns minutos ou segundos depois tudo se repete, os batimentos cardíacos se elevam a um nível absurdo. O apnéico sempre acorda cansado, mesmo quando pensa ter dormido a noite toda.

A Apnéia classifica em três tipos:

Apnéia Obstrutiva do Sono - ocorre quando o esforço respiratório é iniciado, mas, o ar não chega a atingir os pulmões devido à obstrução da via aérea.

Apnéia central - ocorre em resultado de uma disfunção do sistema nervoso central em gerar o devido estímulo para os músculos da caixa torácica, conseqüentemente não se iniciando o esforço respiratório.

Apnéia Mista - ocorre quando inicialmente não existe esforço inspiratório, mas, quando o esforço é iniciado a apnéia persiste em decorrência do colapso da via aérea.

Orientação de Postura

01). Posicionamento para relaxamento lombar:
- Deitada de costas no colchão, joelhos dobrados e pés apoiados, com braços esticados ao longo do corpo.
- Deitada de costas no colchão, quadril e joelhos a 90 graus sobre um apoio.

02). Posicionamento para dormir:
- Deitado de lado, usar um travesseiro na altura do ombro, embaixo da cabeça e um entre os joelhos semi-dobrados.

03). Orientação para levantar da cama:
- Virar-se de lado, colocar pernas para fora da cama, apoiar as pernas, contrair a barriga e levantar o tronco, apoiar os pés caso não alcanse o solo, deve-se usar um banquinho ou escadinha para descer da cama.

04). Orientação para arrumar a cama:
- De acordo com a altura da cama deve-se dobrar as pernas ou ficar de joelhos para não sobrecarregar a coluna. Procure adaptar-se ao tipo de cama.

05). Orientação para sentar-se e levantar-se da cadeira:
- A cadeira deve ser de encosto alto e firme. Ao sentar-se, mantenha a sua coluna ereta e as nádegas a cerca de 04 dedos do encosto, joelhos dobrados a 90 graus, pés apoiados no chão ou em um banquinho (se possível, não cruzar as pernas). Os braços apoiados nas coxas ou nos braços da cadeira. Permanecer com a cabeça ereta, acompanhando o corpo.
- Para levantar-se, coloque um pé à frente, e o outro, próximo à cadeira; incline discretamente o tronco para frente, contraindo o abdômen; apoie firmemente as mãos nas coxas, eleve os quadris, estenda os joelhos e fique de pé.
- Para sentar-se, mantenha um pé à frente do outro, apoie as mãos nas coxas, inclinando ligeiramente o tronco, contraia o abdômen e deslize as mãos nas coxas, abaixando o quadril e dobrando os joelhos até sentar-se.

06). Posicionamento ao dirigir:
- Evite dirigir curvado, com o peito muito próximo ao volante, pois esta postura tensionará a musculatura das costas e pescoço. A posição ideal para dirigir é apoiar inteiramente as costas no encosto do banco do automóvel, com este ligeiramente inclinado para trás. A cabeça deve permanecer erecta, braços levemente dobrados e músculos descontraídos.

07). Como entrar no automóvel:
- De costas para a porta, dobre as pernas apoiando as mãos na porta ou nas coxas, sente-se e coloqueas pernas para dentro do automóvel, girando o corpo todo.

08). Como sair do automóvel:
- Girar o corpo todo, girando as pernas para fora do veículo, apoiando-as no chão; apoie as mão nas coxas ou na porta, levante-se e estenda a coluna, colocandoo peso do copro nas pernas.

09). Como carregar um objeto:
- Segurar o objeto junto ao centro do corpo com ambas as mãos. Mantenha a oluna erecta, abdômen e glúteos contraídos. Em caso de sacolas, bolsas, etc, procure distribuir o peso em duas, usando uma de cada lado.

10). Como empurrar um objeto:
- Um pá à frente do outro, braços e mãos bem apoiados no objeto, tronco semi-flexionado, abdômen e glúteos contraídos, pés afastados do objeto e com um calçado antiderrapante. Procure expirar ao realizar o movimento.

11). Como tracionar objetos:
- Um pé à frente do outro, cotovelos semi-flexionados e mãos segurando firme o objeto. Abdômen e glúteos contraídos. Procure inspirar ao realizar o movimento.

12). Como apanhar um objeto no alto:
- Tentar chegar o mais próximo possível do objeto ( escada, banco, etc. ); contrair o abdômen e glúteos, segurar firmemente o objeto e trazê-lo junto ao corpo. Nunca fique nas pontas dos pés.


13). Como apanhar um objeto no solo:
- Manter os pés um pouo afastados, um à frente do outro, flexionar os joelhos e ligeiramente o trono. Trazer o objeto junto ao corpo, contraindo abdômen e glúteos, levantando o objeto. Utilize toda a força das pernas, até ficar em pé. Procure expirar sempre que fizer força.
Posição em pé por muito tempo:
- Manter abdômen e glúteos contraídos, apoiar o pé num plano mais alto ( banquetas, escadinhas, banquinhoas, livros, etc. ); e o outro totalmente apoiado no chão. Não deixar que o quadril incline-se lateralmente e alternar a posição dos pés.

15). Posição sentada por muito tempo:
- Em atividades como estudar, datiligrafar, digitar, assistir à televisão, etc,; deve-se manter a coluna erecta, com as costas apoiadas na cadeira, os pés apoiados totalmente no chão. No caso do uso de escrivaninhas e mesas, deve-se adaptá-las à altura dos cotovelos, ou adaptar a altura da cadeira à da mesa.

16). Posição ao caminhar:
- Ao caminhar por longos períodos de tempo, procurar manter a coluna erecta e abdômen e glúteos contraídos. Use roupas e calçados adequados ( anti-impacto ), procurando respirar corretamente ( inspirando pelo nariz, e expirando pela boca ).

17). Posição para varrer:
- Ao varrer, deve-se adaptar o cabo da vassoura a uma altura que possibiite o indivíduo executar a tarefa com seu corpo o mais erecto possível, sempre procurando manter abdômen e glúteos contraídos. Ao varrer embaixo de móveis, manter a coluna erecta, dobrar os joelhos, ou então, ajoelhar-se.

Síndrome de Reye


A Síndrome de Reye pode estar associada à ingestão do Ácido Acetil Salicílico.

A Síndrome de Reye é um distúrbio raro do fígado e do cérebro que ocorre após uma infecção viral geralmente em crianças entre 4 e 12 anos. Foi descrita pela primeira vez em 1929 como doença clínica e patológica. Até hoje a doença não é muito bem entendida. Uns ligam a doença com o uso de aspirina em crianças e outros ligam a doença com o vírus da varicela, toxinas exógenas e defeitos metabólicos intrínsecos nas enzimas do ciclo da uréia.

O primeiro estágio da doença é caracterizado por uma doença viral como infecção respiratória, diarréia ou após varicela. No caso de varicela, a síndrome se manifesta cinco dias após os sinais da doença.

Seus sintomas são: vômitos, náuseas, letargia, delírios, coma, amnésia, respiração acelerada e pode levar à morte.
Para prevenir a síndrome é necessário que não se faça uso de aspirinas e seus derivados em menores de 12 anos.

Qualquer menor que apresentar vômito após um processo infeccioso viral deve-se realizar exames de sangue e biopsia do fígado para confirmar ou não a Síndrome de Reye. Não existe tratamento específico para a síndrome, mas a criança doente deve ser internada numa UTI pediátrica para controlar a evolução da síndrome. O objetivo é evitar a hipoglicemia e a cicatrização do fígado e do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário